Estudantes da rede pública participam do projeto “Casarão de Histórias” em Brigadeiro Tobias

Mais de 180 estudantes, dos 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública, participaram do projeto “Casarão de Histórias”, que aconteceu no Casarão de Brigadeiro Tobias, na segunda e terça-feira (6 e 7), em comemoração à Semana “Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com recursos de emenda do vereador Fábio Simoa, a iniciativa atendeu alunos das escolas do bairro, que leva o nome do patrono, com foco na valorização do patrimônio histórico, natural e imaterial.

O prédio, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, integra parte importante da história de Sorocaba. “Esse projeto garante que as crianças de escolas municipais e estaduais possam conhecer um pouco mais sobre história, música, arte, flora e fauna, aspectos relevantes da nossa história que atravessam gerações e fazem parte das raízes da nossa cidade”, ressaltou a assessora de gabinete da Secult, Jackeline Pilão.

Participaram do projeto as escolas municipais “Dr. Milton Leite Oliveira” e “Tadeusz Jozefczyk”, além da unidade estadual “Izabel Rodrigues Galvão”. Ao chegaram no casarão, os alunos conferiram uma contação de histórias com a Marquesa de Santos, esposa de Brigadeiro Tobias, que foi interpretada pela atriz Tatiana Zalla que narrou a trajetória do homenageado.

Após o conhecimento biográfico, os visitantes participaram de uma apresentação sobre a flora e a fauna que envolve a região, realizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), que mostrou as individualidades naturais do entorno.

Segunda a orientadora pedagógica da E.M “Dr. Milton Leite Oliveira”, Rafaela Almeida, a visita até o local histórico reforça a importância do patrimônio da cidade, reafirmando o compromisso da população para a preservação do mesmo. “Esse é um espaço do bairro em que temos o privilégio de estar cercado de natureza, e essa oportunidade levará o conhecimento de preservação. Esperamos que outras crianças também tenham essa mesma chance, valorizando o que temos de histórico”, disse.

A programação especial contou, ainda, com uma oficina de pintura utilizando tintas naturais, ministrada pelo artista plástico Etore Piqueria. Após participarem das atividades, os convidados puderam conhecer a cultura da música caipira, com uma apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Sorocaba.